Profissão: Agente especial do FBI
Trabalho anterior: atirador de elite do exército
Especialidades: Tiro e atirador de facas
Hobbies: restaurar carros antigos, comer torta, "ler" as pessoas, hóquei, esportes
Apelido: Booth, G-Man, Tigre, Seel, Sr. B (The end in the begging), baixinho
Estilo de trabalho: faz uma boa leitura das pessoas e segue seus instintos
Tipo de personalidade: macho alfa, Pai amoroso, protetor
Peculiaridades: já fez um origami complexo e surpreendente (temporada 1), adora usar meias e gravatas coloridas, bem como sua fivela do cinto escrito Cock (convencido). Já foi viciado em jogos de azar. Também já fez um cavalo em argila, surpreendendo a todos.
Pontos negativos: Bones é a sua maior fraqueza, ele vira uma fera quando ela está em perigo ou é ameaçada; problema com jogos; odeia palhaços, apesar de ter se curado recentemente.
Pontos positivos: Ao contrário da Dra. Brennan, Booth é especialista em relações interpessoais. Brennan tem o seu QI, Booth tem seu senso de humor e seu instinto infalível
Seeley Booth é um ex-atirador do Exército dos Estados Unidos. Atualmente, é agente do FBI. Trabalha com sua parceira, a Dra. Brennan, a quem apelidou de 'Bones', e sua equipe de "squints" (como ele os chama), atuando como um elo de ligação entre o FBI e o Instituto Jeffersonian.
Enquanto Seeley tenta manter a vida pessoal e profissional estritamente separados, aspectos de sua vida pessoal afloram na série. Ele é um homem religioso por natureza, tendo sido coroinha quando criança (entende um pouco de latim) e ainda é um católico praticante, procurando expiar a vida que tomou como atirador de elite através de seu trabalho no FBI. Seu pai pilotou aviões de combate durante a Guerra do Vietnã e sua mãe compunha jingles para anúncios de televisão. Quando esteve no exército, foi torturado, deixando-o com cicatrizes emocionais e físicas (revelado no 1x15). Booth está no FBI, aparentemente, há 12 anos (4x06), o que significa que ele tinha 24 ou 25 na época.
Na 4 ª temporada, revelou que seu pai era barbeiro, alcoolista e abusivo. No episódio "Mayhem on the cross", afirma que se não fosse por seu avô, ele teria se matado na infância, embora só tenha revelado isso para ajudar a Brennan quando ela lhe contou sobre um trauma sofrido. Booth, Brennan e Sweets tiveram infâncias tristes e formaram uma espécie de família substituta, afetuosa, oculta sob as brincadeiras e provocações.
Relacionamentos
Camille Saroyan: reacendeu um antigo relacionamento com a Dra. Camille Saroyan, quando ela se juntou à equipe do Jeffersonian. No entanto, Seeley terminou o relacionamento quando ela quase morre em uma investigação, afirmando que no local de trabalho, os relacionamentos românticos põem em perigo a equipe. Booth conhece a Dra. Saroyan há muito tempo (ela menciona que conheceu Booth e Jared), com ambos possuindo grande familiaridade com os membros de suas famílias. Apesar do rompimento, Camille e Seeley ficaram amigos íntimos, trabalhando em conjunto nos casos e dando conselhos um ao outro em várias ocasiões. Seeley conversou com Camille, buscando conselhos, quando começou a perceber seus sentimentos por Brennan.
Temperance Brennan: enquanto Seeley e Brennan tentam manter um relacionamento profissional e de amizade, há um nível de ligação emocional profunda evidente, assim como uma pitada de tensão romântica e sexual no seu relacionamento. Esta tensão é crucial para o enredo da série, com vários personagens constantemente confundindo Booth e Brennan como um casal romântico, o que eles negam com veemência.
Apesar de negar um relacionamento romântico, passam mais tempo juntos do que com qualquer outra pessoa. Há claramente uma atração sexual entre o casal. Em "The Woman in the Sand", Booth fica impressionado quando vê Brennan em um vestido sexy que ele escolheu para ela, e depois deu um tapinha em seu bumbum. Em outros episódios, ele parece um pouco chocado ao vê-la em roupas curtas, como a fantasia de Mulher Maravilha ("The Mummy na Maze"). Brennan já admitiu que Booth é "bem estruturado" e "bonito"; e ele também já admitiu que ela é "linda".
Booth também já demonstrou uma profunda devoção e admiração por Brennan. Ele demonstrou ciúme dos relacionamentos românticos dela, especialmente nos episódios "Two bodies on the lab", "The Woman in Limbo," The witch Headless in the woods","The Man in the Mansion", "The Boneless Bride in the River", "The Con Man in the Meth Lab" e "A Night at the Bones Museum". Booth tem mostrado uma tendência a intimidar, confrontar ou competir com qualquer um que tenha interesse sexual em Brennan, incluindo seu próprio irmão e seu chefe.
Ele é extremamente protetor com ela, a ponto de agredir fisicamente aqueles que representem uma ameaça para sua segurança. Ele salvou a vida de Brennan em vários episódios, desenterrando-a com as mãos quando foi enterrada viva ("Aliens in the space ship"), levou um tiro que era para ela ("The Wannabe in the Weeds") e, violentamente, ameaçou um membro de uma gangue que colocou a cabeça de Brennan a prêmio ("The Woman in the Garden"). Nos casos em que a vida de Brennan foi ameaçada, Booth se recusou (para irritação dela) a sair do seu lado. Uma vez, se ofereceu para dormir no sofá em seu apartamento, sendo explodido por uma bomba armada para atingir Brennan (e ele deixou o hospital mais tarde para salvá-la); voou de Washington para Nova Orleans depois que Brennan acorda sangrando, espancada e, possivelmente, estuprada em seu quarto de hotel ("The Man in the Morgue").
Na terceira temporada, a relação deles assumiu um novo componente, quando foram forçados a fazer terapia com o Dr. Sweets, que observou que havia uma forte tensão emocional entre eles.
Os parceiros tiveram seu segundo beijo em "The Parts in the Sum of the Whole", sendo o primeiro em "The Santa inthe slush" quando Booth e Brennan concordam em se beijar na frente de Caroline Julian, que negociou o beijo em troca de um trailler na prisão para Brennan passar o natal com seu pai. Na cena original, o beijo entre Booth e Brennan durou apenas cinco segundos, mas na verdade, durou mais tempo, dezesseis segundos para ser exata (cenas extras).
Sua afeição um pelo outro tem crescido mais e mais no decorrer da série. Isso veio à tona em "The Critic no Cabernet" onde Brennan pede a Booth que seja o pai de seu filho, doando seu esperma. Após relutar, ele finalmente concorda, e os dois começam a fazer planos para a inseminação, mas antes que isso aconteça, Booth é diagnosticado com um tumor cerebral. Ao ser levado para a cirurgia, ele diz a Brennan que ela pode usar seu material (referindo-se a doação de esperma) para ter seu bebê. Depois de uma bem sucedida cirurgia para remover o tumor, Booth passa quatro dias em coma, durante o qual ele sonha com uma realidade alternativa onde é casado e terá um bebê com Brennan, a quem ele chama de "Bren". Ao acordar, ele demora uma semana para readaptar-se à realidade.
A 5ª temporada começa com Booth percebendo seu amor por Brennan, quando se recupera do tumor. No entanto, ele foi advertido pela Dra. Saroyan e Dr. Sweets para ter certeza de seus sentimentos antes de confessar seu amor à racional Bones. Com medo de que seus sentimentos por ela fossem apenas relacionados a seu tumor e o coma, Booth entra em conflito.
O relacionamento continua repleto de tensão sexual - quase se beijaram novamente em "A night at the Bones Mouseum". Em "The Dwarf in the Dirt", Gordon Wyatt afirma diretamente: "Temperance Brennan... Você está apaixonado por ela" - uma declaração que Booth não nega, mas simplesmente responde que não faz qualquer sentido porque eles são muito diferentes. Para esta declaração, Dr. (agora Chef) Wyatt responde que o coração quer o que quer. Booth, no entanto, parece ter certeza de que seus sentimentos não são retribuídos, dizendo: "Ela não me ama. Eu saberia se ela me amasse" ao que Gordon Gordon sugeriu paciência e esperança.
Em "The Foot in the Foreclosure", o avô de Booth, Hank, incentiva o relacionamento, falando com Booth e Brennan em particular, incentivando-os.
Em "The Parts in the Sum of the Whole", revela-se, para surpresa do Dr. Sweets, que Booth e Brennan se beijaram enquanto trabalhavam em seu primeiro caso juntos e quase acabaram dormindo juntos, mostrando que o casal tinha possibilidades românticas desde o início de seu relacionamento. Após deixar a sessão com Sweets, Booth tenta iniciar um relacionamento com Brennan e a beija. Booth diz a ela que "ele sabia, desde o início" que era com Brennan que ele queria passar sua vida.
Embora, obviamente, ela sinta o mesmo, Brennan o rejeita, insegura sobre os possíveis resultados de tal relação, dada sua personalidade aparentemente racional. Booth concorda em respeitar sua vontade, mas diz que precisa seguir em frente, encontrar alguém para amar. Continuam trabalhando juntos.
É fortemente sugerido ao longo da série que Booth e Brennan são personalidades complementares. Em "Harbingers in the Fountain", Avalon Harmonia, a vidente de Angela, sugere que Booth e Brennan são amantes pré-destinados.
No episódio "The Boy with the answer", Booth confronta-se com a possibilidade de Brennan, alegando estar cansada de lidar com homicídios, poder deixar o Jeffersonian permanentemente. Na cena final do episódio, Booth se despede de Brennan quando ela parte em um taxi, uma cena semelhante a de "The Parts in the Sum of the Whole". Essa semelhança pode indicar que a história está prestes a se repetir e que ele irá perdê-la outra vez por um longo tempo. Isto se confirma quando ela vai com uma expedição às ilhas Molucas, enquanto Booth concorda em passar um ano no Afeganistão, treinando soldados contra terroristas. Eles dizem adeus no aeroporto, concordando em se reencontrar um ano mais tarde em uma praça, perto do carrinho de café.
Curiosidades:
- Seu nome completo é Seeley Joseph Booth.
- Como atirador, matou cerca de 50 pessoas.
- Não gosta muito de pessoas ricas (exceto a Bones!).
- Quando conheceu Brennan e a apelidou de Bones, ela não gostou e sugeriu que o apelido dele deveria ser "Shoes" (sapatos), porque eles eram brilhantes e polidos. Obviamente, a idéia não pegou.
- Também já afirmou que a única pessoa inteligente (gênio, na verdade) que ele gosta é a Bones.
Família:
Jared Booth: irmão caçula
Hank "Pops" Booth: avô
Parker Booth: filho
Episódios que nos contam mais sobre ele :
"Stargazer in a Puddle"
"The Santa in the Slush"
"Wannabe in the Weeds"
"Two Bodies in the Lab"
"The Pain in the Heart"
"Con Man In The Meth Lab"
"The Hero In the Hold"
"The Killer in the Concrete"
"Aliens in a Spaceship"
"The Critic in the Cabernet"
"The Parts in the Sum of the Whole"