Nome: Jack Hodgins Stanley IV
Profissão: Entomologista do Jeffersonian.
Especialidades: Entomologia (insetos), Geologia ("sujeira" kkkkk) e Botânica (plantas).
Hobbies: Corrida de besouros, maníaco por teorias de conspiração, fazer experimentos, adora carros.
Apelidos: Hodgie, The Bug Guy (o cara dos insetos), Hodgkin, Hodge Podge, "King of the lab"
Estilo de trabalho: detem-se aos fatos e quase sempre consegue relacionar os fatos a alguma teoria de conspiração.
Tipo de personalidade: pode ser um pouco ácido, muitas vezes sarcástico, mas cativa as pessoas lentamente e é muito leal aos amigos.
Peculiaridades: Fascinado por teorias de conspiração e em sociedades secretas; é multimilionário, chefe do Grupo Cantilever.
Pontos fracos: Angela Montenegro e Zack Addy.
Pontos positivos: Inteligência e lealdade.
Jack Hodgins Stanley IV, mais frequentemente conhecido como Hodgins (seu sobrenome), é um entomólogo no Jeffersonian.
Hodgins é o único herdeiro do Grupo Cantilever, que é um conhecido contribuinte do Jeffersonian. O que, para Hodgins, muitas vezes parece desconfortável, pois tudo que ele quer é levar uma vida normal.
Hodgins é amigo leal de Zack Addy, que morava em um quarto acima da garagem de Hodgins antes de ser internado.
No início da segunda temporada, Angela e Hodgins começam a flertar, e acabam saindo juntos. Hodgins a leva para um parque, à noite, e eles brincam nos balanços e acabam se beijando. Depois, Angela passa a evitá-lo, não por ter sido ruim, mas por ter sido o melhor encontro de sua vida. Como trabalham juntos, Angela teme que isso venha a estragar o relacionamento de toda a equipe.
Somente depois, quando Hodgins é enterrado vivo pelo coveiro, é que Angela resolve dar uma chance para ele. Ainda assim, ela se recusa a morar com ele.
Somente no final da temporada, graças a um pedido muito especial (e sem pressioná-la!) Angela aceita se casar com Hodgins. Entretanto, Angela havia se casado uma vez em Fiji, em uma cerimônia que ela não deu importância e sequer se lembrava quem era o noivo, e como ambos são funcionários federais, Caroline e um advogado apareceram para interromper a cerimônia. Não houve casamento e o casal fugiu da igreja, saindo correndo.
Na terceira temporada, ela e Hodgins contratam detetives para encontrar o ex-marido de Angela e, assim, realizarem o divórcio para que possam se casar. Como Angela não se lembrava do marido, foi preciso fazer uma sessão de hipnose.
Quando seu (ex) marido, Grayson Barasa, finalmente é encontrado, recusa-se a dar o divórcio e mostra-se disposto a reconquistar Angela. Quando ele finalmente desiste e vai embora, Cam lhe dá uma carona ao aeroporto e, como seu vôo teve um imprevisto, eles acabam ficando juntos.
Quando Angela e Hodgins descobrem, ficam bastante incomodados. Hodgins, por desconfiar que Angela ainda tem sentimentos por Grayson. Angela, por pensar que Hodgins não confia nela. E eles se separam...
Mais tarde, na quarta temporada, eles conseguem trabalhar sem constrangimento e sem o clima pesado.
Logo depois, Angela reencontra Roxie, sua ex-namorada da faculdade (sim, Angela é bi!). Hodgins fica um pouco enciumado e questiona Angela se esse foi o motivo de terem terminado: seu interesse por mulheres. No fim, tudo que ele deseja é vê-la feliz.
No decorrer do tempo, vemos Hodgins totalmente seguro do que sente por Angela. Teve ciúmes quando ela se relacionou com Roxie e, posteriormente, com Wendell, chegando a ter raiva dela e até mesmo de Brennan por tê-los unido no trabalho. Quando Angela suspeita estar grávida de Wendell, Hodgins se oferece para cuidar dela e do bebê, dizendo "eu sou o seu cara".
Na 5ª temporada, no ep. "The death of the queen bee", Angela termina com Wendell. Ao que parece, ele a reconquistou ao oferecer para ficar com ela e o bebê, mesmo não sendo o pai. E em "The Witch In The Wardrobe", ao investigarem um caso, acabam detidos na delegacia e eles confrontam seus sentimentos. Assim que foram liberados, se casaram, na delegacia mesmo.
Na segunda temporada, Hodgins foi enterrado vivo pela Coveira junto com a Dra. Brennan. Foi uma experiência muito traumatizante, que lhe rendeu pesadelos durante muito tempo e uma raiva tão profunda que o levou a roubar evidências do caso para continuar investigando por fora.
Hodgins adora fazer experimentos, mesmo que possam ser comprovados matematicamente. Entretanto, nem sempre consegue ser bem sucedido: já conseguiu espalhar pedaços de carne no Dr. Goodman, acertou um peru congelado na cabeça da Angela, explodiu o laboratório e disparou os alarmes etc. E cada vez que descobre uma pista que pode levar ao assassino, auto-intitula-se "Rei do laboratório". Essa disputa monárquica teve início com Zack. Depois de sua saída, Hodgins demorou a se valer do título, até porque os outros estagiários não ligam para isso.
Já teve sérios problemas para controlar sua raiva: fez terapia e, toda vez que ficava nervoso, puxava uma borrachinha amarrada ao pulso.
Tem um péssimo hábito: comer perto dos cadáveres. Isso acontece no episódio natalino da 1ª temporada, quando ele está tomando gemada, desrespeitando as normas de higiene enquanto Zack serra um osso. No episódio 100, tbm aparece na plataforma comendo em uma tigela enquanto observa Zack e Brennan trabalharem.
Curiosidades:
- Não suportava o Zack e mal conseguia trabalhar com ele sem discutir ou ficar com raiva.
- É um mergulhador experiente.
- Tem 3 doutorados: botânica, geologia e entomologia.
Episódios que nos contam mais sobre ele:
"Aliens in a Spaceship"
"Stargazer in a Puddle"
"The end in the beginning"
"Yanks in the U.K."
"The Hero In The Hold"