Profissão: Antropóloga forense no Instituto Jeffersonian, autora best-seller
Especialidade: Identificação de restos humanos em decomposição (ossos)
Hobbies: viajar, escrever livros.
Apelidos: Bones, Tempe, Bren, Dr. B
Estilo de trabalho: Não gosta de tirar conclusões precipitadas e parte para as evidências. É hiper-racional e capaz de racionalizar qualquer situação e relacioná-la com as razões antropológicas que orientam o comportamento humano.
Tipo de personalidade: hiper-racional, gênio de QI altíssimo
Peculiaridades: Pouco ou nenhum conhecimento de eventos não relacionados a seus interesses. Troca as palavras das expressões populares, não entende nada de cultura pop ou cultura de massa.
Pontos fracos: Habilidades sociais limitadas, incapaz de ler a linguagem corporal ou identificar sarcasmos e outras formas de humor (ela é muito literal), não gosta de cobras nem de fazer discursos em público.
Pontos fortes: Inteligente; atiradora; toca guitarra; muito hábil em artes marciais; fala seis idiomas diferentes, incluindo japonês, alemão, francês, espanhol e dois que nós provavelmente nunca ouvimos falar! Sabe dizer "crânio" em qualquer idioma.
Dra. Temperance Brennan (seu nome verdadeiro, que ela desconhecia, era Joy Keenan), chamada de "Bones", "Dra. Brennan" ou "Bren" é filha de Max Keenan e Ruth, nascida em 1976. Max e Ruth são criminosos federais, especializados em roubos a bancos. Um assalto mal-sucedido deixou Max e Ruth sem outra alternativa senão mudar suas identidades na esperança de se protegerem e a seus filhos. É depois dessa época que a família assume o nome Brennan.
Quando Temperance tem 15 anos, os comparsas de seus pais finalmente os localizam. A pedido de Ruth, ela e Max abandonam seus filhos na tentativa de protegê-los. Eles fazem isso algumas semanas antes do Natal de 1991. Temperance fica arrasada e briga com Russ que, com apenas 19 anos, parte antes do ano novo. Ela acaba em um orfanato, passando por vários lares temporários, até ser retirada do sistema por seu avô, sobre o qual nunca tivemos informações.
No final da primeira temporada, Brennan descobre os restos de sua mãe, que haviam sido trazidos para o Jeffersonian na mesma época em que ela começou a trabalhar ali, e finalmente resolve seu assassinato. Ela também se reencontra e se reconcilia com seu irmão mais velho, Russ (ex Kyle Keenan). Depois de resolver o caso, Brennan, Russ e Booth estão bebendo cervejas em sua cozinha quando Max telefona e diz para ela parar de procurar por ele e que o problema é maior do que ela pode suportar.
Em "Mayhem on the Cross", ela revela a Sweets e Bones que, em um lar adotivo, uma família a trancou por 2 dias no porta-malas do carro porque ela quebrou um prato. Foi um dos poucos momentos em que se permitiu ser emotiva.
Trabalha com o Agente Especial Seeley Booth, que começou consultando-a em um caso, quando ele reconheceu sua habilidade única, mas de forma conflituosa devido a personalidade extremamente racional de Brennan. Temperance, que queria mais experiência fora do laboratório, chantageou Booth, insistindo que ela só trabalharia se tivesse participação total nos casos. Booth, relutantemente, concorda.
- Brennan é atéia, critica as religiões e acredita na pena de morte;
- Tem dificuldade para entender piadas e sarcasmos;
- É uma cantora talentosa;
- Vive na 415 Elmsworth NW Washington DC;
- Perdeu a virgindade aos 22 anos.
Episódios que nos contam mais sobre ela:
"The Woman in the Limbo"
"The Santa in the Slush"
"The Verdict in the Story"
"Two Bodies in the Lab"
"Stargazer in a Puddle"
"Wannabe in the Weeds"
"The Pain in the Heart"
"Aliens in a Spaceship"
"The Hero in the Hold"
"Mayhem on a Cross"
"The Critic in the Cabernet"
"The Man in the Fallout Shelter"
"The Parts in the Sum of the Whole"
"The Death of the Queen Bee